terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Relatório 11 – Trabalho de campo no Faxinal Sete Saltos de Baixo (Ponta Grossa – PR) e Comunidade Quilombola Palmital dos Pretos (Campo Largo – PR)



Na tarde do dia 27, manhã e tarde do dia 28 de outubro realizou-se a prática de campo nas comunidades Faxinal Sete Saltos de Baixo (Ponta Grossa – PR) e Quilombo Palmital dos Pretos (Campo Largo – PR). As primeiras atividades efetivadas pelos integrantes do Grupo de Pesquisa Interconexões – UEPG, Tanize Tomasi (Pós-doutoranda PPGG-UEPG) e Renato Pereira (Doutorando PPGG-UEPG), deram seguimento ao cronograma executado na última semana.

O quilombola Sr. Alceu, mateiro conhecedor das trilhas e caminhos locais  nos possibilitou uma turnê guiada pelos limites da comunidade. Na tarde compartilhada ao adentrar as áreas de mata fomos agraciados ainda pelos seus etnoconhecimentos botânicos. A fala endossada pelas vivências e usos das plantas ressaltaram o aproveitamento dos recursos ambientais locais. Já era noite quando deixamos  de seguir os passos apressados  de Sr. Alceu, de quem sabe onde e como deve pisar dentro da mata fechada.  Referenciamos os limites dos locais percorridos para a construção do perímetro comunitário.
No dia posterior nos deslocamos até a comunidade Faxinal Sete Saltos de Baixo para acompanhar uma momento de festividade. Ao chegar na casa de Antônio e Cila deparou-se com os muitos carros estacionados no gramado que circunda a residência. Espalhados por toda a propriedade, os convidados agrupavam-se em conversas, desempenhando as atividades ou participando dos rituais religiosos da tradicional festa de São Sebastião.
Ao final da tarde visitamos na comunidade quilombola a casa do Sr. Domingos, momento de ouvir as histórias e causos de outrora. Sentar ao lado do fogão a lenha sobre o chão batido da casa de madeira e ao som do chiar da chaleira acompanhar o ir e vir nas temporalidades da voz de um dos mais antigos moradores.
O Grupo de Pesquisa Interconexões-UEPG agradece os momentos de interação vivenciados junto as comunidades.
Por Tanize Tomasi - Pós-doutorando do PPG - UEPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário