quinta-feira, 5 de julho de 2018

RELATÓRIO DE CAMPO 05 - COMUNIDADE QUILOMBOLA PALMITAL DOS PRETOS


RELATÓRIO DE CAMPO 05 - COMUNIDADE QUILOMBOLA PALMITAL DOS PRETOS


Em um trabalho de parceria estivemos nos dias 01, 02 e 03 de julho de 2018 em imersão na Comunidade Quilombola Palmital dos Pretos, em Campo Largo-PR. Trabalhamos em duas frentes de investigação, a problemática da tese do doutorando Renato Pereira, sob co-orientação da Dra. Tanize Tomasi Alves (PPGEO-UEPG), e o do projeto de Pós-doutoramento da mesma (FOTO 01). Enquanto a tese busca discutir a certificação dos produtos da agrofloresta (agroecossistema tradicional) para as comunidades quilombolas e faxinalenses, o, projeto de pós-doutorado fundamenta-se em uma abordagem da (bio)regionalização diante das práticas, culturas, saberes e relações sociais.

Foto 01 - Equipe presente em campo do Grupo de Pesquisa Interconexões-UEPG realizando Etnocaminhada com o líder quilombola Arildo Portela de Morais.

O momento de imersão possibilitou que desenvolvêssemos distintas atividades, e, ainda acompanhássemos distintas práticas e afazeres cotidianos. Enquanto equipe buscamos expandir nossa compreensão sobre a região em que as comunidades estão inseridas e abranger o levantamento de informações sobre os sujeitos quilombolas e atores circunvizinhos.
Diante disso realizamos as seguintes atividades: Turnê guiada pelo líder quilombola Arildo Portela de Morais pela região, destacando nesta, os atores e lugares-chave; acompanhamento de atividade em parceria com vizinhos em uma área limitante a comunidade quilombola (FOTO 02); Visita às áreas antes ocupadas pelos moradores quilombolas; Visitas a casa de moradores não-quilombolas que estão inseridos na comunidade; Observação-participante em atividades cotidianas e culturais; Almoço na casa de uma família quilombola; (Re)visita a moradores quilombolas; Bate-papo informal com quilombolas e não-quilombolas nos trajetos de deslocamento na comunidade; Jantar com quilombolas e conversa informal na Cozinha Comunitária; Etnocaminhada pela floresta de araucária de um dos moradores (FOTO 01).

Foto 02 - Acompanhamento da equipe do Grupo de pesquisa Interconexões-UEPG durante a visita a propriedade vizinha.

Agradecemos a abertura dos sujeitos quilombolas do Palmital dos Pretos, em especial a liderança que tem nos proporcionado momentos de grande diálogo e inserção no cotidiano da comunidade.

Tanize Tomasi Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário