domingo, 20 de dezembro de 2020

TERCEIRO DIA DE CAMPO DO NEA – TERRITÓRIOS FAXINALENSES: TROCA DE SABERES NA U.R. FAXINAL CHARQUEADA DOS BETIM, IMBAÚ – PR

No último domingo, 29 de Novembro de 2020, foi realizado o Terceiro Dia de Campo do Núcleo de Estudos e Capacitação Sociotécnica em Agroecologia de Populações Tradicionais em Territórios Faxinalenses (NEA - Territórios Faxinalenses). O encontro ocorreu na Unidade de Referência Agroecológica Faxinal Charqueada dos Betim, sob responsabilidade de Diego Betim e sua esposa Jocimara Betim, localizada no município de Imbaú.

Estiveram presentes na reunião os integrantes do Grupo de Pesquisa e Extensão Interconexões - Nicolas Floriani (UEPG), Gustavo Bahr (PPGG-UEPG), Cleusi Bobato Stadler (PPGG-UEPG),  Bruna Santos (PPGG-UEPG) e João Nilton Andrade (UEPG), além dos agricultores agroecológicos da Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar de Ivaí (COODESAFI) - Lucas Bilek, Genésio Maiczuk, Natan Emiliano Maiczuk, Antônio Silvestre Leite, Paulo Ricardo Leite, Denisvan Alves, Evanilda Ienke Rogetski, Sheila de Quadros Gonçalves, Sindy Lorrana Ribeiro e sua Presidente Claudia Regina dos Santos.

O Dia de Campo teve início com a apresentação das pessoas presentes. Na sequência, Diego relatou o histórico da propriedade e sua trajetória dentro da meliponicultura (criação racional das abelhas sem ferrão – ASF). Posteriormente, foi desenvolvida uma oficina de elaboração de ninho - isca para captura das ASF. Na oportunidade, Diego pode demonstrar como faz o atrativo e todo processo, que utiliza materiais recicláveis e tem tido bons resultados, sobretudo relacionado à espécie jataí.



                                      Foto 1 – Elaboração de ninho – isca


                                        Foto 2 – Elaboração de ninho – isca


                                      Foto 3 – Ninho – isca sendo instalado


A atividade seguinte foi uma caminhada guiada pela área de faxinal, onde os “visitantes – parceiros” do projeto puderam conhecer um pouco mais sobre a vivência da comunidade. Nessa atividade foram abordadas questões políticas e culturais, observou-se aspectos da flora e fauna local, além de como é instalada e coletada as iscas com os novos enxames. Ainda, foram plantadas diversas mudas de erva mate entre o faxinal, atividade econômica relevante que caracteriza essa importante comunidade tradicional do estado do Paraná.


                                        Foto 4 – Caminhada pelo Faxinal


                                        Foto 5 – Caminhada pelo Faxinal



     
  Vídeo 1 – Técnicas de meliponicultura



                                               Foto 6 – Troca de saberes

   

                                               Foto 6 – Troca de saberes



                                             Foto 8 – Plantio de erva mate



                                             Foto 9 – Plantio de erva mate



                                           Foto 10 – Plantio de erva mate



                                          Foto 11 – Plantio de erva mate


Após o almoço ocorreu o momento cultural, com a dupla Diego e Marcelo Betim, animando os presentes com diversas canções com violão e gaita. Posteriormente, a doutoranda Cleusi Bobato apresentou aos agricultores uma proposta de agenda de campo, importante documento para os trabalhos relacionados a agroecologia, e também falou sobre as sementes crioulas, que também estão sendo inseridas no Faxinal Charqueada dos Betim.


                                         Foto 12 – Diego e Marcelo Betim



                                            Vídeo 2 – Diego e Marcelo Betim



                                             Foto 13 – Sementes crioulas


Ainda durante a tarde, foi apresentado o projeto para o poder público do Município de Imbaú. Nessa oportunidade o prof. Nicolas explanou sobre as principais características do Projeto NEA para o vereador Davi (e recém eleito vice prefeito) e a profa. Rena (recém eleita vereadora), os quais simpatizaram com a questão, sendo um importante passo nessa parceria.

Outro momento de extrema relevância no dia foi a aula dada por Dona Nica a respeito das plantas com finalidade medicinal. Dona Nica, além de seu amplo conhecimento com as plantas medicinais, também é benzedeira na comunidade.



 Foto 14 – Dona Nica relatando sobre o uso das plantas medicinais

O encerramento ficou por conta da atividade conduzida por Diego, onde esse demonstrou uma transferência de enxame de jataí de um ninho – isca para uma caixa modelo INPA. Nesse momento os presentes puderam observar toda estrutura que compõe o enxame, com os potes de mel, anéis de cria e ainda a identificação da rainha.


          Foto 15 – Transferência de enxame de jataí da isca ninho para caixa



           Foto 16 – Transferência de enxame de jataí da isca ninho para caixa



         Foto 17 – Transferência de enxame de jataí da isca ninho para caixa


Nosso agradecimento à todos os agricultores que se deslocaram de Imbituva. E um agradecimento especial aos anfitriões da família Betim, Diego, sua esposa Jocimara e a pequena Lívia, Dona Nica, Seu Pedro e o gaiteiro Marcelo. O nosso muito Obrigado!



Vídeo 3 – Todos pela agroecologia!


Por Gustavo Bahr





Nenhum comentário:

Postar um comentário