O Grupo Interconexões-UEPG e agricultores familiares, sujeitos do recorte espacial dos projetos de pesquisa e extensão, participaram nos dias 31 de agosto e 1 de setembro de 2018 da 16ª Feira regional de sementes crioulas e da agrobiodiversidade/2ª Festa dos guardiões das sementes, no Parque Municipal de Eventos Francisco Neves Filho em São João do Triunfo-PR. Um estande foi ocupado para a comercialização de produtos das comunidades rurais Sete Saltos de Cima, Sete Saltos de Baixo (Faxinal) e Palmital dos Pretos (Quilombo).
Estande dos produtos dos agricultores familiares de Itaiacoca (Ponta Grossa) e Três Córregos (Campo Largo) Fonte: Tomasi, 2018. |
A participação dos agricultores projetou o panorama da produção existente em cada agroecossistema, outrora levantado nas pesquisas de campo. Uma agrobiodiversidade ressaltada por produtos in natura, processados e artesanais. Na feira destacou-se: mel, limão, ervas medicinais, erva-mate, conservas, pães, bolachas, sucos, geleias, doce de leite, melado, rapadura, artesanatos – tapetes de retalhos, crochê, bolsas de pano, cestarias de taquara, sabonetes e monjolo de madeira.
Os agricultores puderam ter contato com as práticas de comercialização e divulgação da sua produção, a troca de experiências e efetivação de novos contatos com outros agricultores. Também puderam realizar a troca e compra de sementes crioulas, e, a participação em oficinas específicas.
O Grupo de Pesquisa Interconexões-UEPG agradece a participação dos agricultores neste evento.
Por Tanize Tomasi – Pós-doutoranda do PPGG UEPG
Nenhum comentário:
Postar um comentário